quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Para entendermos o idioma yorùbá, temos que conhecer um pouco de sua história. O idioma é na verdade bem novo em matéria de escrita, pois só em 1852 o Rev. Samuel Crowther o passou para o papel e antes disso, Clapperto, o chamou de Yariba.
Mas quem é Rev. Sameul Crowther?
Bispo Samuel Adjai (AJAYI) Crowther (c. 1809 - 31 de Dezembro de 1891) foi um lingüista e primeiro bispo anglicano de origem Africana, na Nigéria. Nascido em Osogun, Yorubaland (hoje, em Matosinhos Administração Local, Oyo, na Nigéria), Rev. Dr. Samuel AJAYI Crowther foi um membro da etnia Ioruba.
AJAYI era um rapaz de 12 anos quando ele foi capturado, junto com sua mãe e do irmão bebê, por salteadores muçulmanos Fulani e se tornou escravo em 1821 e vendido para o Português traficantes de escravos. Antes de abandonar o porto, o seu barco foi abordado por um navio da Marinha Real sob o comando do Capitão Henry Leeke, Crowther foi levado para Freetown, Serra Leoa e liberado. Crowther foi educado pela Sociedade Missionária da Igreja Anglicana, que lhe ensinou Inglês. Ele se converteu ao cristianismo, foi batizado pelo Rev. John Raban, e tomou o nome Samuel Crowther, em 1825. Enquanto em Freetown, Crowther se interessou em línguas. Em 1826 ele foi levado para a Inglaterra para assistir Islington Escola Paroquial. Ele retornou a Freetown, em 1827, com a participação do recém-inaugurado Fourah Bay College, um missionário da escola anglicana, com quem seu interesse em estudar latim e grego aumentou, mas também TEMNE. Após completar seus estudos ele começou a ensinar na escola. Ele também casou-se com Asano Susan, uma diretora de pensionato, que também havia sido capturada pelo mesmo navio que trouxe Crowther originalmente para a Serra Leoa.
Em 1841 Crowther foi selecionado para acompanhar o missionário JFSchön numa expedição ao longo do rio Níger. Juntamente com Schön, ele era esperado para aprender sobre o uso Hausa para expedição. O objetivo da expedição era o de espalhar o comércio, ensinar técnicas agrícolas, a propagação cristianismo, e ajudar a pôr fim ao tráfico de escravos. Na seqüência da expedição, Crowther foi levado a Inglaterra, onde foi treinado como um ministro ordenado e pelo bispo de Londres. Ele retornou à África em 1843 e com Henry Townsend, abriu uma missão em Abeokuta, no Estado de hoje Ogun, na Nigéria.
Rev. Dr. Crowther começou a traduzir a Bíblia para a língua ioruba e compilando um dicionário Yoruba. Em 1843, um livro de gramática que ele começou a trabalhar na expedição durante o Níger foi publicado, e uma versão do Yoruba Anglicana Livro de Oração Comum seguido mais tarde. Ele também começou a codificar outras línguas. Na seqüência da British Níger Expedições de 1854 e 1857, Crowther produziu uma cartilha para a língua ibo em 1857, uma outra linguagem para o NUPE em 1860, e um completo vocabulário e gramática do NUPE em 1864.
Em 1864, Crowther foi ordenado como o primeiro bispo Africano da Igreja Anglicana. Nesse mesmo ano ele também recebeu um Doutoramento em Divindade pela Universidade de Oxford. A atenção do Dr. Bishp Crowther foi direcionado mais e mais recursos para outros idiomas além do Ioruba, mas ele continuou a supervisionar a tradução da Bíblia Yoruba (Bibeli MIMO), que ficou concluída em meados dos anos 1880, poucos anos antes de sua morte. Em 1891, Crowther sofrido um acidente vascular cerebral e faleceu no último dia desse ano.
Seu neto Herbert Macaulay se tornou um dos primeiros nigeriano nacionalista e desempenhou um papel importante em que termina colonialismo britânico na Nigéria.
Graças a esse homem, podemos hoje ter um melhor acesso ao idioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário